Valorização de Resíduos – Metso

EEL Júnior: Fundada em 2011 com o propósito de proporcionar uma vivência empresarial aos estudantes da EEL–USP, a EEL Júnior trabalha com soluções em engenharia nas áreas de Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Bioquímica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção.  Visando tornar empresas do Vale do Paraíba mais competitivas com o restante das regiões do estado, contamos com uma carta de serviços ampla e membros qualificados, preparados para entregar projetos que gerem resultados expressivos a nossos clientes.

Metso Outotec: Empresa pioneira em tecnologias sustentáveis, soluções completas e serviços para as indústrias de agregados, processamento de minerais, refino de metais e reciclagem em todo o mundo. A sede da Metso Outotec fica em Helsinque, Finlândia, e a empresa emprega mais de 15.000 pessoas em mais de 50 países. No Brasil, uma de suas indústrias se encontra e Sorocaba, São Paulo.

Desafio

O desafio proposto pela Metso estava relacionado ao grande volume descartado de escória e areia oriundas da produção e, consequentemente, o desperdício de material e de dinheiro com o transporte dos subprodutos até o aterro. Dessa forma, viu-se a necessidade de diminuir a quantidade de material destinado ao aterro a partir do reaproveitamento desses resíduos.

Solução

A partir da dor apresentada, a EEL Júnior viu necessidade da aplicação do serviço de Caracterização de Minérios, cujo objetivo consiste na execução de um estudo de fases, associações mineralógicas, identificação de minerais, análises químicas e propriedades específicas do material, a fim de atender as especificações do projeto, avaliar seu desempenho e sua validade de execução e, dessa forma, melhor direcioná-lo.

Esse serviço contou com as seguintes Macro Etapas:

 

  • Análise Inicial:

Planejou-se o trabalho e foi apresentado ao cliente todas as etapas que envolviam o projeto, bem como ferramentas utilizadas e entregas;

  • Análises Química e Mineralógica:

Realizou-se análises qualitativas capazes de identificar elementos presentes no material através de Fluorescência de Raios X (FRX) e análises quantitativas capazes de identificar a porcentagem de elementos presentes no material através da Difração de Raios X (DRX);

  • Estudo Direcionado:

Foram realizadas pesquisas bibliográfica a respeito de possíveis alternativas para o reaproveitamento do subproduto, assim como a viabilidade econômica e ambiental das possíveis soluções;

  • Relatório Final:

Através dos ensaios laboratoriais e das pesquisas bibliográficas, construiu-se um relatório contendo todas as soluções viáveis encontradas pela equipe;

Resultados

Como resultado do projeto, indicou-se uma reentrada da cromita (areia) no processo de produção, além de parcerias com empresas de concreto e refratários para a diminuição da quantidade de areia e escória a ser descartado no aterro.

A empresa, paralelamente, testou algumas soluções, e após quase 6 meses realizando a reentrada da areia e em parceria com essas empresas, houve uma redução de 25% da quantidade de resíduo que era destinado ao aterro.

Depoimentos

“A equipe é motivada, com capacidade técnica e disponibilidade. É uma empresa que ensina de maneira empírica, jovens talentos, a como se comportar no dia a dia, competitivo das empresas.”

Cases de Sucesso