Previsão de Demanda – Penetron

 Fundada em 2011 com o propósito de proporcionar uma vivência empresarial aos estudantes da EEL–USP, a EEL Júnior trabalha com soluções em engenharia nas áreas de Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Bioquímica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção.  Visando tornar empresas do Vale do Paraíba mais competitivas com o restante das regiões do estado, contamos com uma carta de serviços ampla e membros qualificados, preparados para entregar projetos que gerem resultados expressivos a nossos clientes.

Penetron Brasil: Empresa do grupo americano Penetron Internacional com sede em Nova York, EUA, presente no mercado americano desde o final da década de 70. Atualmente conta com fábrica instalada na cidade de Lorena/SP, no Brasil desde 2007. 

Atua na fabricação de produtos especiais para a construção e fornece um suporte técnico especializado.

Desafio

A dor apresentada pela empresa à EEL Júnior tinha como foco específico a apuração do movimento de entrada e saída de mercadorias a fim de obter informações precisas sobre a demanda que o mercado tem de seu produto e definir o ponto de  ressuprimento das mercadorias, de modo a auxiliar as tomadas de decisões e minimizar a falta de matérias primas no estoque.

Solução

A partir do desafio apresentado, a EEL Júnior encontrou como solução a aplicação dos serviços de Previsão de Demanda e Gestão de Estoque, com os focos já apresentados acima. O desenvolvimento do projeto se deu através da coleta de dados referentes às vendas e ao uso dos produtos armazenados, controle de estoque, previsão de demanda e treinamento dos funcionários.

Esse serviço contou com as seguintes Macro Etapas:

  • Análise Inicial:

Planejamento do trabalho e apresentação ao cliente de todas as etapas, ferramentas utilizadas e entregas.

  • Coleta e Análise de Dados:

Nesta etapa foram coletados e analisados dados históricos mensais de saída de matéria-prima e de vendas de produtos acabados  de janeiro de 2017 à maio de 2020; fluxograma geral dos macroprocessos; estrutura dos produtos acabados e prazo de entrega e tempo de validade das matérias-primas.

  • Definição do Horizonte Temporal:

Em uma reunião de alinhamento da equipe de consultores com a empresa, constatou-se o desejo dos clientes de possuir uma previsão para três meses futuros, dado que o lead time das matérias-primas importadas dos EUA é 45 dias, tempo este que exige tomar conhecimento da demanda futura e realizar o pedido com bastante antecedência. 

  • Definição do Modelo de Previsão:

Para essa etapa, foi considerado  o agrupamento dos dados das demandas dos produtos e o comportamento dos gráficos das demandas históricas.

Com base nesses pontos, foram plotados, analisados e definidos os modelos ideais de previsão de demanda de cada produto. Os modelos de previsão aplicados foram a Média Móvel Simples, Média Móvel Ponderada, Suavização Exponencial Simples, Regressão Linear, Suavização Exponencial Dupla e Ajustamento Sazonal.

  • Planilha de Previsão de Demanda:

Construiu-se uma planilha personalizada e automatizada na qual são explicitados a demanda dos próximos três meses dos produtos acabados selecionados para a previsão.

Além disso, também foi vinculado um gráfico de controle da tendência de viés das previsões, o qual explicitava a assertividade e confiança das previsões em relação às demandas reais.

  • Aprimoramento da Gestão de Estoque:

Após entender as necessidades para gerir o estoque da Penetron, foi desenvolvida uma planilha exclusiva para realizar os cálculos de estoque mínimo de cada produto a partir dos dados fornecidos. 

Além da planilha do estoque mínimo, foi desenvolvida uma outra planilha para auxiliar no controle de estoque contendo acompanhamento do inventário, entrada e saída de produtos, dashboards, fornecedores e matérias-primas.

  • Treinamento:

Os funcionários da empresa receberam treinamento sobre como utilizar as planilhas e demais ferramentas desenvolvidas pela EEL Júnior, sendo apresentado a funcionalidade de cada aba e a melhor maneira de utilizá-la. Ademais, elaborou-se um vídeo de auxílio caso houvesse eventuais dúvidas durante a utilização e análise destas.

Resultados

Desenvolveu-se três planilhas, sendo duas relacionadas ao estoque e uma à previsão de demanda, considerando fatores como: entrada e saída de produtos, composições dos produtos, cadastro do cliente, inventário, pedidos, dashboards, séries temporais, demandas reais, demandas previstas, ponto de ressuprimento, estoque de segurança e outros. 

Assim, a Gestão de Estoque realizada pela EEL Júnior possibilitou a administração mais equilibrada da armazenagem dos produtos produzidos pela Penetron Brasil e futuramente poderá proporcionar uma maior produtividade e menores perdas, os quais são alguns dos benefícios de gerir o estoque de modo eficiente. 

 

Além disso, em relação à previsão de demanda, possibilitou a organização e planejamento de compra de produtos seguindo os modelos desenvolvidos pela EEL Júnior, sem a ruptura do estoque pela falta de matérias-primas.

Depoimentos

“Equipe de profissionais com excelente formação técnica e comprometida com os desafios da consultoria e com os objetivos a que se propõe.”

–  Maida Oliveira, Planejamento e Controle da Penetron Brasil

Cases de Sucesso